Ciência e saúde

Prefeitura de Foz inicia a vacinação contra a covid em profissionais da saúde nesta terça-feira (08)

07 jun 2021 às 14:57

Profissionais de saúde de Foz do Iguaçu poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (08). Nesta etapa, serão vacinados os profissionais acima de 40 anos. O agendamento está disponível no site da Prefeitura: http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br.

As 14 profissões definidas na Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde são: Assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionista, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Todos os profissionais serão vacinados na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. Para receber a dose, será necessário apresentar a Carteira do Conselho de Classe, um comprovante de residência e o cartão SUS (quando possuir).

“A vacinação vai ocorrer de acordo com a disponibilidade de doses e de forma escalonada, começando com profissionais acima de 40 anos. Abrimos agendamento para terça, quarta e sexta-feira e vamos avaliando a demanda para poder baixar a faixa etária”, explicou a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka.

Vacinação

Pessoas acima de 53 anos e grupos prioritários seguem sendo vacinados no município. As pessoas que pertencem aos grupos prioritários não têm necessidade de agendar a vacina, basta ir a uma das unidades onde as doses estão sendo aplicadas. A população em geral – acima de 53 anos – deve agendar a vacinação através do site da prefeitura.

Os grupos prioritários são: Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhos da educação (ensino básico e superior) - todos acima de 18 anos; idosos acima de 60 anos, trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores da saúde da linha de frente (exclusivo na sede da Vigilância em Saúde).

Desde o início da vacinação, em janeiro, a Secretaria de Saúde aplicou 103.237 doses de vacinas contra a Covid, sendo 76.347 de primeira dose e 26.890 de segunda dose.

Assessoria