A Prefeitura de Cascavel emitiu nesta sexta-feira (19), um alerta de risco à saúde em toda região Oeste. Os dados apresentados são referentes as taxas de ocupação de leitos exclusivos para atendimento nos casos de Covid-19.
Segundo o boletim da Secretária de Saúde do Paraná, a região Oeste registra a maior taxa de ocupação do estado desde o início da pandemia. São 208 vagas no total para adultos na Unidade de Terapia Intensiva e 177 estão ocupadas. Já em enfermaria 162 leitos estão ocupados restando apenas 46 livres. Na pediatria a região Oeste preocupa, já que as vagas em enfermaria e UTI são poucas e estão com 100% ocupadas.
Considerando o risco iminente de colapso no sistema de saúde na região Macro oeste, e consequentemente em Cascavel, a Prefeitura solicita a toda população que redobrem os cuidados e medidas preventivas, evitando ao máximo as aglomerações e que usem máscara e mantenha os ambientes ventilados, usem com frequência álcool em gel.
Além disso, a Secretaria de Saúde orienta para que a população procure atendimento primário ao perceber os primeiros sintoma da doença. Para atendimentos de enfermaria o município disponibiliza três Unidades Básicas de Saúde, sendo a UBS do Nova Cidade, Floresta e Santa Cruz. Além do Hospital de Retaguarda e UPAs 24h.
O Pronto-Socorro da Fundação Hospitalar São Lucas está atendendo, porém não há leitos para internamentos na Ala Covid.