Ciência e saúde

Prefeitura entrega segunda fase da reforma e ampliação da Maternidade Municipal

13 dez 2021 às 11:21

A Prefeitura de Londrina entregou na manhã desta segunda-feira (13) a segunda fase do projeto de reforma e ampliação da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, iniciados em novembro de 2020.

As melhorias efetuadas no espaço incluem a instalação de ar-condicionado em todos os quartos, troca do piso, reforma dos banheiros, pintura completa, implantação de iluminação de emergência, substituição de campainhas, colocação de esquadrias de alumínio e troca de portas e janelas. Além disso, foi feita a remoção de paredes e o remanejamento de ambientes para a ampliação do número de quartos, já que o antigo Centro Cirúrgico existente no local foi desativado e substituído por um novo, instalado no prédio construído na primeira etapa da obra.

“Mais de 100.000 crianças já nasceram na Maternidade que completa 30 anos e é único local na cidade para as pessoas sem convênio que não podem pagar por uma parto particular. O HU também faz os partos, mas em situações de risco. Estamos duplicando o espaço e melhorando a qualidade do atendimento”, afirmou o prefeito Marcelo Belinati.

Com a conclusão da segunda fase, os trabalhos de reforma e ampliação da Maternidade estão 80% finalizados. O primeiro estágio havia sido concluído em novembro de 2020, quando a Prefeitura inaugurou o edifício que abriga o novo Centro Cirúrgico da unidade. Somando 992,58 m² construídos, essa nova ala ampliou a área total da Maternidade Municipal para 3.335,14 m². A obra possibilitou a implantação de novos espaços para o atendimento às gestantes, assim como a readequação daqueles já existentes. Além do Centro Cirúrgico, que interliga o Centro de Parto Normal ao Centro Obstétrico, foram construídas duas salas cirúrgicas, sala de recuperação pós-anestésico, sala de esterilização de materiais, sala de costura, local para depósito de produtos e uma lavanderia.

“Poderia ser mais rápida (a obra), mas teria que fechar a Maternidade. Então, a administração municipal optou pela execução da obra junto com a manutenção dos atendimentos”, respondeu o prefeito ao ser questionado sobre a duração de aproximadamente três anos da obra de ampliação e reforma do local.

Os trabalhos prosseguirão com a reforma do bloco 1 da unidade, que abriga as enfermarias e salas de atendimento pós-parto. Essa área será completamente revitalizada, recebendo intervenções como a readequação de ambientes, substituição de pisos e reforma de banheiros, entre outros trabalhos. Além disso, com a conclusão dessa última etapa, serão entregues novas salas para os profissionais de enfermagem, assim como para a aplicação de vacinas, realização de exames, coleta de leite humano e armazenamento de produtos. Ao todo, o investimento feito pela Prefeitura na reforma e ampliação da Maternidade Municipal é de R$ 6.069.584,53. A empresa responsável pelas obras é a Tekenge Engenharia e Construções, contratada através de licitação.