A Prefeitura de Londrina realiza neste sábado (30) um mutirão em bairros da zona norte da cidade, com o objetivo de conscientizar moradores e recolher objetos que acumulam água parada, ajudando na erradicação do mosquito da dengue. O 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, divulgado nesta sexta-feira (29), apontou situação atual de risco no município, conforme classificação da Saúde.
Na ação, cerca de 50 agentes percorrem quarteirões mapeados da região distribuindo sacos de lixos em residências, para que moradores possam recolher material acumulado no quintal. Na segunda-feira (2), a CMTU irá retirar todo o entulho. O mutirão se iniciou pela região norte porque os bairros concentram o maior índice de infestação pelo Aedes aegypti.
Segundo o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, os mutirões têm caráter importante. "Pudemos acompanhar que o estado do Paraná já declarou epidemia da dengue e nós temos que nos antecipar para tentar evitar que isso aconteça em Londrina", disse Machado.
Os mutirões serão realizados em outras regiões da cidade com data e localidade ainda a serem definidas nos próximos dias pelas equipes técnicas. "Iniciamos aqui no Maria Cecília e o tempo que as equipes vão ficar aqui depende do tanto de lixo que vãos retirar das residências. Normalmente são mais de 40 caminhões que são retirados, e o tempo para que isso aconteça varia de dois a três dias”, disse Machado.
Outras ações que visam o combate a dengue já estão em andamento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Governo Estadual já oficializou o envio de veículos Fumacê, que contêm inseticida para os mosquitos adultos. A intenção é utilizá-los a partir de maio. Além disso, serão ampliadas as armadilhas ovitrampas associadas à redução do vetor com a eliminação dos ovos.
As pessoas que verificarem locais com água parada, como em piscinas abandonadas, terrenos, casas e edifícios com descarte irregular de materiais que acumulam água parada, devem denunciar no Disque Dengue do município, pelo 0800-400-1893.