Ciência e saúde

Prefeituras do PR falam em vacinação no dia 20; Londrina se pronuncia nesta quinta

14 jan 2021 às 14:36

Pelo menos três prefeituras paranaenses anunciaram o início da campanha de vacinação contra o coronavírus para grupos prioritários a partir do dia 20 de janeiro, cinco dias antes do previsto pelo governo estadual. 

Os anúncios dos líderes dos Executivos de Araucária, Maringá e Curitiba foram feitos após uma reunião da Frente Nacional dos Prefeitos com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello. 

Segundo os líderes municipais, a data para o envio das vacinas foi repassada pelo próprio governo federal durante o encontro, que contou com a participação de cerca de 130 prefeitos. 

A Tarobá procurou a prefeitura de Londrina para saber se representantes do município participaram da reunião com Pazuello. A assessoria de imprensa havia informado que o prefeito Marcelo Belinati (PP) faria uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Mais tarde, no entanto, disse que a 'live' ficaria para o domingo. O posicionamento desta quinta-feira deverá ocorrer através de nota.  

De acordo com o pronunciamento mais recente da prefeitura, Londrina trabalhava com o início da campanha em 25 de janeiro, conforme anunciado pelo governado Ratinho Júnior.

LEIA MAIS:

Pazuello diz que vacinação começa dia 20; Cascavel está com logística pronta

Prefeito de Maringá diz que vacinação começa na semana que vem

Greca diz que vacinação contra a Covid-19 começa dia 20 de janeiro em Curitiba 

A expectativa anunciada pela Frente Nacional de Prefeitos é de que os municípios recebam pelo menos 8 milhões de doses. Para o início da vacinação, ainda falta a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac, do Butantan, e Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz por parte da Anvisa, que deverá tomar a decisão em reunião marcada para o próximo domingo (17).