Ciência e saúde

Pressão e medo também fazem parte do cotidiano dos enfermeiros

13 mai 2021 às 12:49

Há mais de um ano, o trabalho dos profissionais de saúde que são da linha de frente da pandemia, segue sendo essencial para salvar vidas. Mas a pressão e o medo do incerto tem provocado sérios problemas na saúde mental dessas pessoas. 

Os dias vividos dentro dos hospitais não tem sido fáceis para ninguém. Especialmente para aquele que estão diariamente salvando quem mais precisa. Durante todos esse período da pandemia, muitos servidores da saúde já foram afastados porque contraíram o vírus.

Essa situação não é exclusiva apenas de grandes centros, é uma realidade que está aqui, pertinho da gente. A sobrecarga dos profissionais da saúde é relatada pelo presidente do Sinteoeste - sindicato dos trabalhadores técnicos da Unioeste.

Mas não é apenas na pandemia que esse esgotamento é identificado. Por isso, no HU - hospital universitário há um espaço para atendimento psicológico e psiquiátrico para todos os servidores

O COFEN disponibilizou no próprio site uma plataforma chamada Enfermagem Solidária, específica para profissionais que precisam de apoio mental por causa da COVID-19. Quem cuida, também precisa de cuidados.

Mas independente do período, esses profissionais precisam ter condição de trabalho.