Ciência e saúde

Primeiro de Maio teria aplicado 37 doses de vacina erradas em crianças de 5 anos

22 fev 2022 às 12:22

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o município de Primeiro de Maio teria aplicado o imunizante contra a Covid-19 errado em 37 crianças no dia 11 de fevereiro. Segundo o comunicado, as doses pediátricas de CoronaVac teriam sido aplicadas em crianças de 5 anos, mas a fabricante é liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas para crianças com 6 anos ou mais.

O caso foi reportado no dia 18 de fevereiro para a 17ª Regional de Saúde de Londrina. Em crianças de 5 anos, o imunizante liberado é apenas o da Pfizer. O município informou que abrirá processo administrativo para apurar a responsabilidade.

A cidade foi notificada pela Sesa e monitora, junto com o Estado, qualquer possível reação adversa que as crianças possam apresentar no período de 30 dias. Todos que receberam a dose pediátrica do Instituto Butantan estão bem e sem intercorrências.

A Sesa distribui os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, mas quem aplica as doses são os municípios. A pasta acompanha todos os eventos adversos pós vacinação e erros de imunização, os quais devem ser notificados, no sistema de informação eSUS Notifica, conforme legislação vigente.

Esse não é o primeiro caso de erro na aplicação de doses de vacina contra a Covid-19 no Estado. Já há registro de 2.021 crianças e adolescentes em todo o Paraná que receberam doses para adultos não autorizadas pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos pela agência.

No caso de Primeiro de Maio, houve o afastamento da equipe que fez a aplicação das doses erradas, a vacinação no município foi suspensa e uma nova equipe foi formada. A imunização contra a Covid-19 na cidade será retomada a partir de quinta-feira (24). A secretária de Saúde do município já vacinou 434 crianças, entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19. Nenhuma apresentou reações importantes causadas pelo imunizante.