Ciência e saúde

Primeiro semestre de 2021 registra os piores números da pandemia em Londrina

01 jul 2021 às 20:08

A pandemia que chegou por aqui em março do ano passado, já tirou a vida de 1.725 londrinenses até esta quarta-feira (30). Nesse período foram registrados o 66.489 casos confirmados. Apenas no primeiro semestre de 2021, são 21.951 pessoas contaminadas com a Covid-19 e 438 mortes pela doença. De janeiro a junho do ano passado foram 1.336 confirmados e 81 óbitos.

Na avaliação da Secretária de Saúde, é difícil fazer um comparativo. “Em especial porque a doença começou por aqui em meados de março, então são períodos diferentes, já que tivemos o primeiro semestre com apenas três meses da doença. Já nesse primeiro semestre de 2021, nós vivemos o auge da pandemia até agora, com a doença tendo mudado de perfil e se tornando mais grave e contagiosa”, disse o secretário de Saúde Felippe Machado.

Mesmo com a evolução da pandemia, o combate com medidas restritivas, protocolos de higienização e imunização tiveram efeito positivo e mudaram o perfil dos doentes graves, que agora são os mais jovens.

“O reflexo da vacinação iniciada no mês de janeiro nos auxiliou no sentido de evitar o afastamento de profissionais da saúde e na desospitalização dos idosos”, afirmou o secretário.

A expectativa é que a vacina chegando à população mais jovem, traga um alívio ao sistema de saúde, que ainda sofre com a elevada taxa de ocupação. Nessa sexta-feira (2) e sábado (3), o Centro de Imunização da zona norte vai funcionar exclusivamente para atender os caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo. As doses da Janssen já chegaram na unidade e necessitam de uma única aplicação.

Serão 3 mil doses destinadas a esse público, mas apenas 200 pessoas entregaram os documentos necessários. “Nós, infelizmente, registramos uma baixa adesão até o momento”, disse Machado.