Ciência e saúde

Profissionais de saúde já podem agendar vacinação contra a gripe

01 abr 2022 às 14:48

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), liberou nesta sexta-feira (1), o agendamento da vacinação contra a gripe para os trabalhadores e profissionais de saúde, para aplicação neste sábado (2), data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste dia, a imunização acontecerá apenas no Centro de Imunização da Zona Norte, na Rua Luís Brugin, 570, das 7h às 19h.

O agendamento da vacinação deve ser feito no portal da Prefeitura, aqui, preenchendo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). No ato da imunização, os trabalhadores e profissionais de saúde deverão apresentar comprovante de vínculo com o serviço de saúde. Em Londrina, há 22.252 trabalhadores e profissionais de saúde que devem se imunizar.

Idosos – Para este sábado (2), também podem agendar um horário para recebimento da dose os idosos a partir de 60 anos, os quais também serão vacinados no Centro de Imunização. Estão aptos a receber a vacina contra a gripe 102.577 idosos com 60 anos ou mais em Londrina.

Na vacinação deste sábado (2), foram liberadas 7 mil vagas de agendamento, tanto para os idosos quanto para os trabalhadores e profissionais de saúde. Destas, 2 mil já foram preenchidas até hoje (1º). A partir de segunda-feira (4), a vacina contra a gripe também será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem H1N1, H3N2 Darwin e B/Victoria. Ela é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou ao látex.

Neste ano, a vacina contra a gripe pode ser aplicada junto com a vacina contra a Covid-19; contudo, as pessoas que positivaram para a Covid-19 devem esperar quatro semanas, a contar do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, para serem vacinados contra a gripe.