Ciência e saúde

Programa Mais Médicos traz 15 novos profissionais às UBSs de Londrina

23 jun 2023 às 13:16

A partir da próxima segunda-feira (26), 15 novos médicos passam a integrar o Sistema de Saúde do município. Eles fazem parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal e atuarão no Programa Saúde da Família, distribuídos em UBSs de Londrina, nos bairros Jardim Marabá, União da Vitória, Campos Verdes, Conjunto Chefe Newton e também nos distritos da Warta, Maravalha, São Luiz, Lerroville, Guaravera e o Patrimônio Regina.


Segundo Felippe Machado, secretário de Saúde, “serão 15 novos médicos, a princípio, sem custo para o município, com bolsa salário remunerada pelo Governo Federal”.


Ele ressalta a importância do município ter feito a adesão ao programa, para futuramente poder solicitar essa ampliação. “O Governo Federal já abriu essa possibilidade (...) do Mais Médicos, uma ampliação com uma participação financeira do município, e nós estamos avaliando a viabilidade (ou não) de fazer a adesão nessa linha de programa”.


Ele pontua, ainda, que a presença desses profissionais, somados aos profissionais já presentes no Sistema de Saúde do município “nos coloca em uma situação bastante diferenciada em relação a composição de médicos da atenção primária”. 



Valores e Carga Horária


Os 15 novos médicos serão remunerados pelo Governo Federal.  A carga horária de atendimento será de 36h semanais e o salário bruto é de R$ 12.380. Para aqueles que vem de fora, a prefeitura pagará auxílio moradia de R$ 3 mil.