Ciência e saúde

Projeto da UEL oferece reabilitação para pacientes com sintomas pós-COVID

07 jun 2021 às 15:09

Pacientes que tiveram alta hospital pós-Covid e ainda apresentam algum sintoma decorrente da doença podem participar de um programa de reabilitação ofertado por um projeto de pesquisa do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEL. 

O programa de reabilitação é destinado aos pacientes que passaram por período de internação no HU. Mesmo após a alta hospital, o paciente precisa apresentar algum tipo de sintoma limitante, como dificuldade para respirar ou falta de ar, fadiga, cansaço ou dificuldade que interfere nos afazeres do dia a dia.

 O programa consiste em exercícios ambulatorial e domiciliar com duração de oito semanas. No programa ambulatorial, os pacientes devem comparecer ao Ambulatório de Fisioterapia do HU/UEL duas vezes na semana e ainda fazer os exercícios mais uma vez em casa. Já os que não tem disponibilidade de deslocamento, fazem o programa inteiramente em casa, com exercícios três vezes na semana.

A coordenadora do projeto, Vanessa Suziane Probst, professora do Departamento de Fisioterapia, conta que no início serão realizados testes para identificar a limitação física e funcional dos pacientes. Após a conclusão do programa de exercícios, serão repetidos todos os testes para identificar se, após o treinamento, eles conseguiram aumentar os resultados e diminuir os sintomas existentes.

O objetivo é comparar os efeitos dos dois programas de exercício de reabilitação pós-Covid. “Esperamos conseguir proporcionar um benefício para o paciente, em termos de ganho físico funcional e também diminuição dos sintomas”, afirma Vanessa. A professora também explica que, num primeiro momento, serão atendidos somente os pacientes internados no HU/UEL, mas que o intuito é ampliar futuramente a reabilitação para pacientes que tiveram internados em outros hospitais da cidade.

Contato – Pacientes interessados em participar da reabilitação pós-Covid podem entrar em contato pelo telefone do Ambulatório de Fisioterapia Respiratória (43) 3371-2252 .