O Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Londrina voltará ao endereço tradicional nesta semana, na Benjamin Constant, 500, no centro. O prédio ficou fechado por 14 meses para uma reforma estrutural. Segundo a assessoria da Prefeitura de Londrina, uma vistoria será realizada nesta segunda-feira (12), Dia das Crianças, e o atendimento será retomado na terça-feira (13).
A unidade de urgência e emergência pediátrica foi fundada em 27 de março de 1999 e contabiliza 3.318.223 atendimentos exclusivos para crianças, que incluem consultas médicas, procedimentos de enfermagem, exames laboratoriais e de raio-X. Foram gastos R$ 3.723.107,08 na reforma estrutural do prédio. Na tarde deste domingo (11), os últimos detalhes estavam sendo finalizados.
O PAI funciona 24 horas e atende não só crianças de Londrina e cidades da região. São mais de 140 profissionais que atuam no local. Serão 18 leitos de enfermaria e alas específicas para atendimento com isolamento, pensadas em situações como estamos vivendo agora, a pandemia do coronavírus.
Foram adquiridos para reequipar o PAI, como monitor multiparamétrico, desfibrilador e aparelho de eletrocardiograma. Os três leitos para pacientes em situação de urgência e emergência foram completamente equipados.
O prédio reformado vai garantir a esses usuários um ambiente climatizado por aparelhos de ar condicionado. Em caso de quedas de energia, o funcionamento poderá seguir normalmente, graças ao novo gerador de 500 KVA. Para aguardar as consultas, avaliações e exames, as crianças terão à disposição salas com brinquedos e decoração lúdica. O lago e a cascata do PAI, que ficam na área interna e eram uma atração à parte, foram revitalizados, com diversos peixes.
Veja fotos:
Fotos: Alex William e Silvano Brito/Tarobá