Ciência e saúde

Pronto Socorro do HU vai atender apenas urgência e emergência durante reforma

03 jul 2019 às 13:44

O Pronto Socorro do Hospital Universitário será reformado nos próximos meses. Por causa disso, o atendimento ficará restrito a casos de urgência e emergência, o que deve sobrecarregar ainda mais as unidades de saúde. O que dá pra ver da rua representa quase 50% das obras de ampliação e reforma do pronto socorro do Hospital Universitário.

Com o novo prédio, a capacidade de atendimento vai quase dobrar de 48 para 90 leitos. Dez deles para a nova unidade vascular. Neste momento, o trabalho é apenas de ampliação. A área construída passará de 2700 metros quadrados para 6500. Na fase seguinte, a estrutura atual que tem aproximadamente doze anos será reformada. O investimento do estado é de 13 milhões de reais.

Enquanto a estrutura melhora, o atendimento ficará restrito a casos de urgência e emergência. Ou seja, o Pronto Socorro só receberá pacientes por meio de Samu, Siate e Central de Regulação. Os 48 leitos vão ser mantidos, mas a dificuldade maior será em casos de superlotação, o que é rotina por aqui. Na entrada do pronto socorro, pacientes já são comunicados de que outros casos considerados de menor complexidade vão ser atendidos apenas em unidades de saúde ou outros hospitais da cidade. 

Os atendimentos voltam ao normal só no fim da obra, previsto pro segundo semestre do ano que vem. Mesmo com estrutura maior e melhor, ainda não há previsão de novas contratações. Por conta de aposentadorias, mortes e exonerações, hoje faltam 600 profissionais no HU.

Reportagem Kathulin Tanan