Ciência e saúde

Prontos-socorros de Londrina estão superlotados

12 fev 2020 às 10:55

Todos os hospitais de Londrina que atendem pelo Sistema Único de Saúde estão com superlotação no prontos-socorros.

Um dos casos é o do do Hospital Evangélico, que tem capacidade para seis leitos no PS e estava com 35 pessoas internadas, na manhã desta quarta-feira (12). Pelo menos sete pessoas esperavam por vaga em Unidade de Terapia Intensiva, UTI. Desde esta terça-feira (11), o hospital está com a chamada vaga zero, quando não há leitos vagos para a internação.

A Santa Casa segue em vaga zero desde outubro do ano passado. Com capacidade para oito leitos, o PS do hospital estava com 41 internados e 28 pessoas aguardavam por vagas em UTI. A santa casa atendeu 517 pessoas com suspeita de dengue, desde de janeiro, número somado com o atendimento no Mater Dei e no Hospital Infantil.

O Hospital da Zona Norte tinha 40 pessoas internadas no Pronto-Socorro, nessa manhã, sendo que a capacidade é de apenas 15 leitos. Desde janeiro foram atendidos 143 casos de dengue na unidade. Hoje, três macas do Samu ficaram retidas no hospital.

O Hospital Universitário, HU, estava com 56 pessoas internadas nesta quarta-feira no pronto- socorro, que tem capacidade para 48 leitos. Um acordo firmado com a regulação do Samu, garante que um número menor de encaminhamentos seja feito à unidade, devido a reforma em andamento no PS.

Logo mais, às 11h50, o Secretario Municipal de Saúde Felippe Machado fala ao Jornal Tarobá 1ª Edição sobre situação da superlotação e de como fica a regulação do SAMU com as macas retidas.