Ciência e saúde

PS da Santa Casa suspende atendimento e fecha para novos pacientes

10 mai 2021 às 11:56

O Pronto Socorro da Santa Casa de Londrina está com o atendimento temporariamente suspenso nesta segunda-feira (10). A causa é a superlotação. A informação é da assessoria de imprensa do hospital, que aponta que a situação pode durar as próximas 12h. 

A capacidade de receber novos pacientes será reavaliada durante a noite.

LEIA TAMBÉM
Hospital Evangélico e Santa Casa têm 100% de leitos do PS ocupados

Por volta das 10h50, o PS estava com 32 pacientes, sendo que 23 pessoas seguem internada. Ao todo 8 estão em UTI e, outras 9 ainda em atendimento.

Segundo a assessoria a superlotação não se dá por conta da pandemia de Covid-19. "Essa é a lotação de urgência e emergência", apontou a explicação. 

A assessoria explicou ainda o hospital não tem uma ala específica para atendimento de pacientes Covid e que casos diagnosticados são direcionados e transferidos para o Hospital Universitário ou a UTI do Hospital do Coração. "Desde o começo da pandemia, o HU foi definido como hospital referência para o SUS para a Covid-19. A Santa Casa, quando recebe pacientes SUS é em sua maioria, por outra patologia. Na busca ativa diária por pacientes com sintomas Covid, ele fica até confirmar a doença e depois é transferido para HU", aponta o hospital.