Ciência e saúde

Rede de farmácias de Londrina oferece teste rápido para coronavírus

21 abr 2020 às 12:53

Os londrinenses que sentirem sintomas da Covid-19 agora podem procurar testes rápidos em uma rede de farmácias da cidade. O exame está sendo realizado em três unidades da Vale Verde nas avenidas Leste Oeste, 1398, Inglaterra, 528, e Ayrton Senna da Silva, 830. 

Não é preciso entrar no estabelecimento, nem mesmo sair do carro, a coleta é realizada no sistema drive-thru, sendo uma grande novidade. Após a triagem, a farmacêutica, totalmente protegida, colhe o sangue por meio de um furo no dedo. A amostra é lida em um aparelho, que encaminha os dados direto para a central e o resultado sai em 20 minutos.

Também está sendo disponibilizado o teste em casa, solicitando uma unidade da farmácia. O teste foi desenvolvido por um laboratório de Curitiba. Porém, como a matéria- prima é importada e continua em falta, a quantidade é limitada. A principal diferença em relação ao teste rápido tradicional é que esse aqui identifica a presença de anticorpos, ou seja, se a pessoa teve contato com o vírus, a partir do sétimo dia.

A rede garante que está cobrando o custo do serviço, sendo R$ 199 para a coleta no drive-thru e R$ 250 em domicílio. Se o resultado der positivo, a pessoa é orientada a procurar a vigilância epidemiológica e o Ministério da Saúde é comunicado automaticamente.