Os pacientes que coletaram exames para detectar a Covid-19 na UPA Sabará ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), podem consultar o resultado do teste na Central de Resultado de Exame de Coronavírus, através do 0800-400-1234, opção n° 3. Os dois locais são referências para síndromes respiratórias. As ligações são gratuitas e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. O exame leva, em média, oito dias para ficar pronto.
Os atendentes, capacitados para prestar o serviço, fazem a verificação em tempo real por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), utilizado pelo governo do Estado, após a checagem de informações pessoais do paciente.
Conforme o resultado do exame, a equipe da Central de Resultado de Exames fornece as orientações necessárias sobre como proceder e, se necessário, fazer o encaminhamento para o suporte médico especializado. Os profissionais darão os direcionamentos de acordo com cada caso, seja para cumprimento de quarentena ou procura de serviço médico.
Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto, da Diretoria de Atenção Primária (DAPS-SMS), Juliana Marques, o serviço tem sido uma ferramenta estratégica em benefício à população. “Esse serviço veio para agilizar o atendimento e, principalmente, para facilitar a vida do paciente, que não precisa sair de casa, visto que eles devem aguardar o resultado do exame mantendo o isolamento social. No entanto, além de se informar sobre o resultado, caso o paciente tenha alguma dúvida, a equipe consegue orientá-lo a respeito de outras informações sobre a doença”, destacou.
A coordenadora reforçou ainda que os pacientes, ao coletaram os exames, recebem orientações sobre o prazo estimado de quando o resultado ficará pronto. “É importante reforçar que as pessoas sigam a orientação do prazo estimado para solicitar o resultado, que são em média oito dias. Enquanto os pacientes aguardam, é preciso seguir as orientações de isolamento social e prevenção, a fim de evitar a transmissão da Covid-19”, reforçou Marques.
O Disque-Coronavírus, lançado em março, é um serviço gratuito de atendimento telefônico oferecido pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo o levantamento da SMS, realizado até o dia 10 de novembro, foram registrados 13.493 atendimentos.