A Secretaria Municipal de Rolândia confirmou, nesta quinta-feira (17), que 145 detentos da Cadeia Pública do município receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com informações divulgadas pela pasta, o imunizante da AstraZeneca foi aplicado e a segunda dose será realizada daqui a três meses.
Segundo a secretária de Saúde Paloma Pissinati, um dos presos está com o vírus ativo e não foi vacinado. Ele está isolado dos demais detentos para evitar o contágio. Outros três funcionários da cadeia também receberam a vacinação juntamente com o grupo.
De acordo com Paloma, o município não tem autonomia para escolher se as vacinas são destinadas aos detentos ou não, apenas seguem o Plano Nacional de Vacinação. “Recebemos aproximadamente 190 doses destinadas ao público privado de liberdade. Lembrando que apenas executamos e não podemos realizar alteração dos grupos prioritários”, explica.
Rolândia vacinou aproximadamente 23% da população. Até está quinta-feira (17), está vacinando a população geral acima de 55 anos e pessoas com mais de 18 anos que tenham comorbidade.
A Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, orientaram para que as datas de vacinação da população privada de liberdade não seja divulgada. Segundo informações, o Estado não quer criar alarme por questão de segurança durante a ação de vacinação.