O Samu é um serviço de emergência que atua desde 2003, quando foi lançado pelo Ministério da Saúde. O intuito era de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país.
Para acionar o Samu basta ligar no número 192. Saiba o que fazer quando for atendido:
- É preciso estar atento às perguntas do telefonista;
- Fale de forma clara e objetiva;
- Diga o seu nome e o que está acontecendo;
- Informe cidade, endereço, bairro e ponto de referência para que a viatura consiga chegar no local no menor tempo possível.
Lembrando que o Samu só atende casos de emergências médicas. Se caso o paciente for socorrido por outros meios, ligue no 192 e avise para cancelar a solicitação.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL ÀS URGÊNCIAS (SAMU 192)
Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.
A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.
ATENDIMENTO EM REDE
A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
A Rede de Urgências é pensada de forma integrada e coloca à disposição da população serviços mais próximos de sua residência. Com as Centrais de Regulação do SAMU 192, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível. Quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já sabem para onde levarão o paciente. É o fim da peregrinação à procura de um leito, com a ambulância buscando onde deixar o paciente.