A Secretaria de Saúde de Londrina afirmou que os pacientes de ortopedia da Santa Casa estão sendo remanejados para as outras unidades que possuem o mesmo credenciamento na cidade. A informação foi divulgada pelo secretário Felippe Machado, em entrevista, nesta quinta-feira (15). A medida se faz necessária depois que o hospital suspendeu temporariamente, na última segunda-feira (12), os atendimentos por não dispor "de escala médica".
"Hoje Londrina é sede de uma grande rede de atendimentos em alta complexidade para mais de 100 municípios. E quando uma engrenagem dessa rede falha, ocorre uma sobrecarga nos demais serviços. Entretanto, estamos conseguindo garantir o atendimentos às pessoas que necessitam", disse o secretário.
As unidades que absorvem os atendimentos são o Evangélico e o Hospital Universitário (HU).
A Santa Casa enviou um ofício à Prefeitura informando sobre a suspensão. Solicitou inclusive que durante o período os pacientes sejam encaminhados para outros serviços de referência. Em nota, a unidade informou que realizou uma reunião com os médicos e que aguarda uma resposta para poder retormar os atendimentos.