Ciência e saúde

Saúde aplica quase 2 mil doses de vacinas em mutirão no sábado

04 set 2022 às 17:55

No sábado (3), a Secretaria de Saúde de Londrina abriu seis UBSs para a vacinação de crianças e adolescentes nas campanhas contra poliomielite (paralisia infantil), Covid-19 e multivacinação. Ao todo, foram aplicadas 1.867 doses, das 9h às 17h, nas unidades Armindo Guazzi, Santiago, Alvorada, Guanabara, Cafezal e Vivi Xavier, sem a necessidade de agendamento prévio.


Na ocasião, 533 crianças de um a quatro anos de idade receberam a vacina oral contra a poliomielite (VOP). A cobertura é baixa em Londrina e o mutirão buscou reverter a situação. A campanha nacional segue até o dia 9 de setembro.


O total de 546 crianças e adolescentes de zero a 14 anos atualizaram a carteirinha, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. As doses disponíveis foram contra a Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), HPV e outras.


No mesmo dia, foram aplicadas 375 doses contra a Covid-19 e 413 contra a influenza.


Nesta semana, as vacinas continuam disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto.