O diretor do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cornélio Procópio, Yago Pereira, desmentiu nesta sexta-feira (09), o registro de uma morte por gripe H1N1. Ele aponta que são falsas as notícias que um paciente internado teria morrido pelo vírus Influenza.
“Até agora, não temos nada sobre pessoa diagnosticada com essa doença. Se houve óbito atribuído a ela, pode ter sido oriundo de outro município, já que nossos hospitais atendem toda a região”, presumiu.
O diretor apontou ainda que, paralelamente à Covid-19, o município está em campanha contra a Influenza. A vacina está liberada para as pessoas com idades a partir de 6 meses em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). “Como a campanha está em andamento, estamos atendendo com essa vacina também no Tiro de Guerra, paralelamente às aplicações contra a Covid-19”, explicou.
Ele lembrou ainda que é preciso respeitar o intervalo entre a aplicação da dose da vacina contra gripe e contra a Covid. “Para a pessoa que recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, por exemplo, aguardamos que ela, com 25 ou 28 dias, tome a segunda dose. Aí, após 15 dias, procure uma de nossas UBSs para tomar a vacina contra a H1N1”, orientou. (Comunicação/Prefeitura)