Ciência e saúde

Secretaria de Saúde compra materiais para serem utilizados nos atendimentos do NASF

05 nov 2021 às 20:09

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adquiriu diversos materiais para serem utilizados nos atendimentos dos profissionais que atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). A entrega dos itens iniciará na próxima segunda-feira (8) e os materiais serão distribuídos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Ambulatório Municipal de Reabilitação pós-covid-19, nos meses de novembro e dezembro deste ano.

Dentre os materiais estão bola bobath, baú com brinquedos pedagógicos, kit alimentação saudável, brinquedos em madeira e aramado (montanha russa e rola-rola com guizo). O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, destacou que os materiais permitirão potencializar a oferta de atividades e contribuir para a qualificação dos atendimentos do NASF.

“Estes itens são muito relevantes, considerando que no contexto da pandemia outras demandas a surgiram como a de pessoas com sequelas pós-covid-19, que necessitam de atendimento de reabilitação. Além das condições crônicas pré-existentes, que em alguns casos pioraram, ou o aumento de necessidades de atendimentos em saúde mental”, afirmou o secretário.

A coordenadora do NASF, Kátia Santos de Oliveira, disse que os materiais contribuirão para instrumentalizar e fortalecer o trabalho já realizado pelos profissionais do NASF. “Potencializando tanto os atendimentos individuais realizados nas UBSs quanto nas atividades coletivas (atendimentos em grupo) e de educação em saúde. A utilização de brinquedos e recursos lúdicos/ilustrativos auxiliam na execução de exercícios e outras atividades e facilitam a compreensão de orientações dadas”, enfatizou.

O NASF conta com 68 profissionais, das áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia, que atuam em 10 equipes, e duas equipes de residentes que atuam como equipe NASF. Criado em 2008, pelo Ministério da Saúde, o NASF tem como objetivo prestar ampliar as atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde da família na atenção básica à sociedade, bem como promover e ampliar ações em saúde.