Ciência e saúde

Secretaria de Saúde nega déficit de ambulâncias do Samu em Londrina

29 ago 2022 às 18:47

Após a vítima de um acidente, na manhã desta segunda-feira (29), ter ficado sem atendimento imediato por falta de ambulâncias com equipes socorristas, a prefeitura de Londrina nega que haja déficit de veículos. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, o município conta com mais ambulâncias do que o exigido pelo Ministério da Saúde para municípios do mesmo porte populacional.


“Pelo Ministério da Saúde, temos 8 ambulâncias habilitadas aqui em Londrina, que é o que eles entendem que seriam suficientes para a nossa cidade, para o porte de população. Nós colocamos duas ambulâncias a mais, com recurso da prefeitura, para fazer o atendimento da nossa população”, afirmou Machado.


Ainda de acordo com o secretário, Londrina ampliou a frota de ambulância nos últimos anos.  “Na nossa administração, nós conseguimos resolver um problema que era crônico de falta de ambulância do Samu em 2017. Tinham duas ambulâncias rodando quando assumimos e hoje temos uma frota com 18 ambulâncias, das quais 10 rodam simultaneamente”, disse.


No acidente desta manhã, um caminhão do Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram até o local. O motociclista foi levado para um hospital pela motorista do carro envolvido no acidente. 


"Fiquei esperando um tempo pelo socorro, graças a Deus não sofri nada grave. Se tivesse sofrido ferimentos graves não sei como seria o atendimento porque não tinha nenhuma ambulância disponível", concluiu Jonathas da Silva.