Ciência e saúde

Secretaria de Saúde repassa orientações sobre perfil do 'paciente UPA'

05 nov 2019 às 08:31

Diante das reclamações veiculadas em vários meios de comunicação nessa segunda-feira (4) sobre a demora dos atendimentos nas UPAs, a Secretaria Municipal de Saúde reitera que:

 01 - As UPAs são locais de atendimento para as urgências e emergências, casos menos graves devem buscar prioritariamente o atendimento em UBS e USF. O Município de Cascavel aumentou em 77% o número de equipes de ESF (Equipes de Saúde da Família) ao longo dos dois últimos anos, ampliando de forma considerável o acesso na atenção primária.

 02 - Nas UPAs, a busca por atendimento de queixas que deveriam e poderiam ser resolvidas nas UBS/USF chega a 70% dos pacientes. Exemplo de casos que buscaram as UPAs nessa segunda-feira:

- Confirmação de teste de gravidez;

- Troca de receita de medicamento controlado;

- Mancha no corpo há mais de 1 mês;

 Infelizmente diversos casos como estes incham o sistema e atrapalham o fluxo de atendimento de pacientes que realmente possuem queixas para as UPAs. A prioridade da equipe sempre será os pacientes graves, no suporte, ou ainda, em observação/internação, já que diversos pacientes permanecem nas UPAs por mais de 24h por ausência de transferência.

 03 - As UPAS possuem 3 ambientes: os consultórios, a ala de observação/internamentos e a área de emergência, sendo está última a principal prioridade, que sempre que exigir esforço extra ou atenção redobrada utilizará os servidores dos demais ambientes.

 04 - Pacientes entrevistados pelos meios de comunicação informaram que após horas de espera foram embora, ou seja, que tipo de emergência tinham? Qual a gravidade do caso que mesmo sem ser atendido foram para suas casas? Por si só, fica evidente que não se tratava de casos para atendimentos nas UPAs.

 05 - O entendimento do sistema público de saúde e seus fluxos de atendimentos são necessários para que possamos prestar um bom atendimento e para que os pacientes tenham menos queixas do sistema. As reportagens apresentadas só reafirmaram os posicionamentos da Sesau, onde esclarece que pacientes graves, triados como Vermelho, Laranja ou Amarelo são atendidos dentro do tempo adequado.

 06 - Aumentar o números de Médicos nas UPAs não é a solução, pois estaríamos contribuindo para trazer ainda mais pacientes para o local inadequado. A saúde de qualidade deve iniciar pelas UBS e ESF, e Cascavel é o município no Brasil que mais ampliou o acesso na atenção primária e vamos continuar ampliado como mostram os dados e estatísticas do 2º quadrimestre de 2019.


Secretaria Municipal de Saúde