Descentralizando o uso da vacina da farmacêutica Pfizer contra Covid-19, seis cidade da região norte ou do norte pioneiro receberam doses nesta segunda-feira (31). Cinco delas recebem o imunizante pela primeira vez.
Apucarana recebeu 1.170 doses. Mesmo número de doses foram enviadas a Bandeirantes, Jacarezinho e
Santo Antônio da Platina. Além disso,
Telêmaco Borba também foi incluída na distribuição e recebeu 1.170 doses.
Pela quantidade de pessoas ainda a serem vacinadas, Londrina recebe mais doses, 3.510 doses.
Ao todo, o Paraná recebeu 37.440 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech.
Uma mudança de avaliação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, facilitou o envio para cidade menores. A vacina passou a ter validade de 31 dias de 2ºC a 8ºC - mesma temperatura das demais vacinas -, o que cria uma janela de tempo para sua distribuição e aplicação em locais que não possuam os freezers ultracongelantes.
A orientação anterior era de cinco dias. Por isso, a logística da vacina da Pfizer exigia mais que de outras vacinas, já que precisava ficar resfriada a -70°C, temperatura atingida apenas por freezers de alta performance.
Nesta remessa, o Ministério da Saúde orienta que as doses sejam destinadas para primeiras aplicações (D1). Os grupos atendidos serão pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
“Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição de vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentraliza as doses para o maior número de cidades possível. Graças à estrutura organizada e robusta do Paraná, temos conseguido distribuir cada vez mais doses para diferentes municípios do Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.