Ciência e saúde

Sem isolamento, Londrina poderia chegar aos 26 mil casos de Covid-19

28 abr 2020 às 11:47

Uma parceria entre a secretaria de Saúde, técnicos da Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Matemática e Estatística da UEL, mostrou que o isolamento social, com o fechamento do comércio, em 18 de abril, reduziu potencialmente o número de casos de Covid-19 em Londrina. O número foi apontado pelo Secretário de Saúde, Felippe Machado, durante uma entrevista no fim de semana e confirmado em entrevista ao Jornal Tarobá FM nesta terça-feira (28).

Segundo Machado, sem isolamento, se a cidade tivesse mantido o comércio aberto em 18 de abril, o município teria nesse momento, mais de 3900 casos do novo coronavírus. Atualmente são 99.

A projeção feita pelo estudo, ampliando o período entre março, quando primeiro caso foi registrado na cidade, até 3 de maio, era que Londrina poderia ultrapassar os 26,5 mil casos de Covid-19.  Com as medidas, em 3 maio a cidade não deve chegar às 195 confirmações confirmados

“A diferença e gritante. Mostra como a cidade foi protagonista em relação a medida de isolamento social foram necessária para que pudessem organizar toda a rede de serviço de serviço do município, elaborar os protocolos e os estoques de EPIs”, aponta.

Mas ele reforça o pedido de que as pessoas só saiam de casa quando for necessário, usem máscara e lavem as mãos várias vezes ao dia.