A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (4) o boletim semanal sobre os casos de varíola dos macacos registrados na cidade. De acordo com o informe epidemiológico, não houve novos casos confirmados desde a última semana, mantendo 13 positivos. O número de notificações, no entanto, subiu de 101 para 103, totalizando dois casos suspeitos.
Ao todo, oito não fizeram a coleta dos exames, mesmo após a notificação por suspeita da doença. Setenta e cinco casos foram descartados, mediante resultado negativo dos exames, e cinco resultados apontaram como inconclusivo.
Contágio e sintomas – A transmissão da varíola dos macacos entre humanos acontece, principalmente, por meio de contato pessoal com lesões na pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos contaminados por pessoas já infectadas.
A infecção causa erupções na pele que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Além das erupções na pele, os principais sintomas são febre, seguido de adenomegalia (gânglios inchados) e dores (muscular e cefaleia).
Em caso de aparecimento dos sintomas, a orientação é que o paciente busque atendimento em uma unidade de saúde, pública ou particular, para avaliação e, se necessário, iniciar o protocolo de tratamento.