Ciência e saúde

Sem vacina, Arapongas suspende aplicação de 2ª dose da AstraZeneca

13 set 2021 às 10:33

O baixo estoque da vacina AstraZeneca, em Arapongas, fez com que o município suspendesse a aplicação do imunizante para 1ª dose, nesta segunda-feira (13). Segundo o secretário de saúde, Maociar Paludetto Jr há pouco mais de 200 doses, que serão usadas apenas para as aplicações das segundas doses em pessoas acima dos 60 anos e que já completaram três meses do recebimento da 1ª dose.

As pessoas abaixo de 60 anos, que já completaram três meses do recebimento da 1ª dose, devem aguardar novas orientações. 

O secretário da Saúde, Maociar Paludetto Jr, explica que a medida foi tomada após o recebimento do último lote de vacinas contra a Covid-19, no sábado (11), em que foram entregues apenas, vacinas da CoronaVac e Pfizer. “O atraso do envio de novos lotes de vacinas da AstraZeneca foi confirmado no início do mês pela Fiocruz após o atraso no recebimento da matéria prima (IFA) para poder produzir as vacinas”, disse.

Em Arapongas, a vacinação segue para pessoas do público em geral acima dos 18. Quem ainda não tomou pode procurar um dos locais de vacinação.

Número da vacina
A Secretaria Municipal de Saúde informa nesta segunda-feira (13), que o município vacinou até agora, 89.008 pessoas com a primeira dose (D1), 34.423 com a segunda dose (D2) e 3.366 com a dose única (DU) dos imunizantes contra a Covid-19.