Ciência e saúde

Seringas e agulhas para vacinação contra Covid-19 chegam a Londrina

17 jan 2021 às 10:19

Os materiais que vão ser usados durante a vacinação contra a Covid-19 em Londrina chegaram neste domingo (17) a cidade. Ao todo, são 130 mil itens que serão distribuídos para as 21 cidades ligadas à 17ª Regional de Saúde. 

São caixas com seringas, agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteirinhas de vacinação. O material ainda está em fase de contagem. Londrina deve recebe o maior número, mas ainda não foi divulgado a quantidade que deve ficar na cidade nesta primeira fase da vacinação. 

LEIA TAMBÉM
'Os itens que chegaram trazem um fio de esperança', aponta chefe da 17ª Regional

"Esses materiais têm um significado muito importante. A campanha deve começar assim que as vacinas chegarem ao país, ao estado do Paraná e à 17ª Regional de Saúde. Eu brincava agora pouco, estamos organizando o quarto do bebê e aguardando a chegada. Assim que a vacina estiver aqui, nós já começamos a aplicar as doses" explicou a diretora da regional Maria Lucia Lopes.

Apenas a área da 17ª soma mais de 1 milhão de habitantes. 

Ao todo, quatro caminhões carregados com 2,2 milhões itens saíram neste sábado (16) do pátio da central de abastecimento e suprimentos da Secretaria da Saúde do Paraná, no Jardim Botânico, em Curitiba com destino às principais cidades do estado. Os veículos foram escoltados pela Polícia Militar e terão apoio logístico e de segurança da Defesa Civil durante toda a operação de deslocamento e descarregamento da carga.

“Iniciamos a etapa mais aguardada deste período de enfrentamento da pandemia, que é a preparação para a chegada da vacina contra a Covid-19. Lembrando que esta é apenas a primeira remessa de várias que faremos durante o processo. Assim que a vacina chegar ao Paraná, estaremos preparados para esta importante tarefa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, as regionais que farão a distribuição proporcional aos municípios. "Assim, este material chegará às 1.850 salas de vacinação. A aplicação da doses contra a Covid-19 seguirá os protocolos do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde”, complementou o diretor.

A operação de entrega dos insumos está sendo monitorada em tempo real pela Defesa Civil do Paraná. “Acompanharemos todo o trajeto, bem como os próximos envios de insumos e de vacinas”, explicou o tenente-coronel Adriano de Mello, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual.