Sete municípios dos 21 que compõem a 17ª Regional de Saúde estão sem registrar mortes por Covid-19 há 30 dias. São as cidades de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Lupionópolis, Miraselva e Pitangueiras.
Os dados são de um levantamento feito pela equipe de jornalismo da Tarobá com base nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Até a última semana, esses municípios estavam com a faixa etária de vacinação entre 28 e 33 anos. A cobertura vacinal com as duas aplicações ou dose única varia entre 19% e 32%.
Entre as quatro maiores cidades da regional ainda há registros de óbito por conta da Covid-19, mas os números tem diminuído. Londrina registrou 80 mortes nos últimos trinta dias, 78 nos últimos 20 e 36 nos últimos 10 dias. Ibiporã registrou seis mortes nos últimos trinta dias, três óbitos os últimos 20 e uma morte nos últimos 10 dias. Rolândia registrou quatro mortes nos últimos trintas dias, três nos últimos 22 nos últimos 10 dias. Em Cambé foram dez mortes em 30 dias, mais dez nos últimos 20 dias e 12 nos últimos dez.
As vacinas tem chegado à 17ª Regional de Saúde em quantidade e frequência cada vez maiores, por conta disso tem aumentado o número de pessoas que completaram a imunização. A tendência é de que o número de mortes pela Covid-19 continue diminuindo na região nos próximos meses.
Em uma semana, a regional já recebeu três remessas de vacina. A última foi enviada para Londrina nesta terça-feira (10) com aproximadamente doze mil imunizantes. Há previsão para a chegada de um novo lote nesta quinta-feira (12).
Para interromper a transmissão da doença é necessário que 70% da população adulta tenha tomado as duas doses ou a única. Para a erradicação, o índice tem que chegar a 100%. Até o momento, 24% das pessoas com mais de 18 anos completaram a imunização na 17ª Regional de Saúde.