Ciência e saúde

Síndromes respiratórias: UBS da Casoni amanhece com fila do lado de fora

07 jan 2022 às 10:01

A Unidade Básica de Saúde da Vila Casoni, em Londrina, amanheceu nesta sexta-feira (7) com uma longa fila de pacientes à espera de atendimento por conta da alta dos casos de síndromes respiratórias.

Na abertura do local como referência na quinta-feira (6), a unidade chegou ao limite em poucas horas e pacientes que não passaram pela triagem foram encaminhados para outras unidades para a consulta médica.

Nesta manhã, máscaras eram distribuídas por uma servidora para quem aguardava no lado de fora da UBS da Vila Casoni e nas calçadas em frente ao posto de saúde.

A alta demanda acontece após as festas de final de ano. A variante da Covid-19 Ômicron combinada com a onda da influenza H3N2 estão sobrecarregando o sistema de saúde em seu atendimento primário nos primeiros dias do novo ano.

A UBS Guanabara em Londrina também passa a atender exclusivamente casos de síndromes respiratórias a partir deste sábado (8).  O prefeito Marcelo Belinati informou que a mudança é em razão do grande aumento no número de casos de gripes (H3N2 e outras) Covid e resfriados.

As UBSs da Vila Casoni e Guanabara funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, enquanto a UPA abre todos os dias, 24 horas por dia.

Unidades exclusivas para casos respiratórios:

UBS Vila Casoni

Avenida Dez de Dezembro, 580 – Vila Casoni

UBS Guanabara

Rua Montevideo, 605 – Jardim Arco Íris

UPA Sabará

Avenida Arthur Thomas, 2.390 – Jardim Novo Sabará