Ciência e saúde

Super Muffato apoia campanha de conscientização sobre o autismo

02 abr 2021 às 09:10

“Quando nos conscientizamos as peças se encaixam!” Com esta mensagem, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o Super Muffato integra uma campanha realizada em Londrina, PR, a qual propõe discutir com a sociedade os direitos e a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sensível à causa, o Grupo traz o laço símbolo do autismo nas placas que sinalizam os caixas de atendimentos preferenciais nos supermercados e nos atacarejos. Neste ano, em conjunto com outras empresas locais e regionais, o Super Muffato fará parte de ações do “Abril Azul”, com abordagens sobre o TEA junto à comunidade, também em informativos publicitários e materiais de apoio como camisetas, banners, outdoors, dentre outros. Para Regina Pereira, gerente geral de marketing do Grupo Muffato, propor uma interação como esta, tão relevante, tem como objetivo despertar a empatia e um olhar mais atento para a pessoa com TEA. 

Dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a cada 360 crianças brasileiras, uma é autista. No mundo, estima-se que uma em cada 160 tem TEA. “Incluir é a melhor maneira de ajudarmos quem tem TEA e, ainda, de acolher seus familiares. Para isso, é muito importante o engajamento de instituições, empresas e da comunidade, dando foco à questão. Como bem pontua o lema deste público: “é apenas uma maneira diferente de ver o mundo, com um jeito único de ser”. Nosso papel é ajudar a promover um olhar mais atento para quem tem o transtorno e para suas famílias”, encoraja Regina.

Sobre o autismo: a primeira “correção” a ser feita, na forma como muitas pessoas compreendem a questão, é que o autismo não é uma doença. Trata-se de um transtorno de desenvolvimento - uma condição de saúde caracterizada, em sua maioria, pelo déficit no comportamento, na comunicação e na interação social. Também não há um tipo de autismo, apenas, mas subtipos que se manifestam de maneiras diferentes e únicas em cada pessoa. 

Laço símbolo: utilizado pela primeira vez em 1963, o logotipo foi popularizado pela entidade norte americana Autism Speaks. A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Já o quebra-cabeça, simboliza a complexidade do autismo. As cores diferentes, representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno, também as várias formas de tratamentos. Nos anos 2020 e 2021, movimentos brasileiros que investem na conscientização do TEA adotaram o tema: “Respeito para todo o espectro”, incentivando apoiadores a utilizarem a hashtag #respectro nas redes sociais.