Ciência e saúde

Suspeita de Covid-19 cresce 25% e deixa UPA Sabará com sobrecarga

24 mai 2021 às 14:40

O número de pessoas com suspeita de Covid-19, a procura de atendimento aumentou cerca de 25% só na última semana.

A UPA do Sabará que tem capacidade para atender até 600 pessoas diariamente, tem recebido em média 400 pacientes todos os dias da semana. O problema é que aproximadamente 40%, já chegam com sintomas respiratórios acentuados ou graves e precisam de suporte de oxigênio.

Além da UPA Sabará, as UBS do Guanabara, Bandeirantes, Chefe Newton, Maria Cecília e Vila Ricardo, são referência para Covid-19 no município. Na live de domingo (23), o prefeito Marcelo Belinati, pediu a população para que procure essas unidades, para diminuir a superlotação e o tempo de espera na UPA.

Mesmo com menos procura que na UPA do Sabará, o número de pacientes que buscam as UBSs com suspeita de Covid, também tem aumentado. Na unidade da Vila Ricardo, por exemplo, na última sexta-feira (21) foram quase cem pessoas atendidas.

Na manhã desta segunda-feira, aproximadamente 25 pessoas, estavam na UBS da Vila Ricardo, com suspeita de Covid.

O número de casos confirmados da doença também tem aumentado em londrina e atualmente está em 29%. O reflexo está na ocupação de leitos, que havia diminuído e voltou a crescer disparadamente, aumentando o número de pacientes graves na fila por uma vaga na UTI.