Ciência e saúde

Testes de Covid-19: Procon encontra diferença de mais de 300%

31 jan 2022 às 15:14

O Procon fez uma pesquisa para comparar os preços dos testes de Covid-19 realizados em Londrina e encontrou uma diferença de mais de 300%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de janeiro em quatro laboratórios e quatro farmácias e considerou 16 exames, que detectam tanto a Covid-19 como a Influenza. Dentre eles, 7 são testes rápidos.

O teste IGG teve menor variação de preço, com 17%. O que apresentou maior foi um teste rápido IGC/IGM com variação de 317%. Um teste antígeno, que é feito pela saliva, teve uma variação de 120% nos preços e custa entre R$ 89 e R$ 200”.

“Verificamos que Londrina possui, assim como em outros locais, uma variação de preços para o mesmo produto. Em alguns laboratórios e farmácias encontramos preço muito maiores que a média de mercado e então serão notificados para que apresentem justificativa”, afirma o coordenador do Procon, Thiago Romero.

As farmácias que não responderam à pesquisa, o Procon também fará a notificação para que também apresentem justificativa e notas fiscais de compra dos produtos.