Ciência e saúde

Toledo tem 16 pessoas que venceram o novo Coronavírus

12 jun 2020 às 15:58

O ano de 2020 será um marco para toda a humanidade e com toda a certeza ficará marcado nos livros de história das próximas gerações por conta da pandemia mundial causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). No entanto praticamente tudo o que ouvimos nessa época são os fatos ruins como mortos, pessoas internadas e os danos que a doença tem causado a economia mundial.

Mas e os curados? Sim eles existem! E fazem parte da maioria. Em Toledo são 16 pessoas curadas da Covid-19 e que venceram a doença e já puderam começar a retomar a normalidade em suas vidas.

Na tarde desta sexta-feira (12), uma das pacientes que contraiu a Covid-19 em Toledo, Fátima de Lima Rios recebeu alta e comoveu os médicos, equipe de enfermagem e demais funcionários do Hospital Bom Jesus (HOESP), onde ela ficou internada 22 dias, sendo que 21 deles foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente possuía comorbidades como hipertensão e diabetes, o que facilitou a aceleração da doença.

"Emoção e alegria resumem o sentimento dos profissionais da HOESP, porque têm sido dias muito difíceis, vendo a gravidade de muitos pacientes que chegam em nossa unidade. Mas a dedicação de toda equipe tem sido tamanha, não medindo esforços para um tratamento humanizado, mesmo com todas as restrições de contato que a doença impõe", declarou a superintendente da HOESP, Zulnei Bordin.

“Reforçamos as orientações para que a população continue atenta e respeitando as medidas para a prevenção ao novo Coronavírus, como a utilização de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social”, destacou a superintendente. Com a alta de Fátima, já são 2 pessoas curadas da COVID no Hospital Bom Jesus.

Taxa de ocupação de leitos

Uma das maiores preocupações neste período de pandemia do novo Coronavírus é com a taxa de ocupação dos leitos e como os pacientes poderão ser atendidos caso a doença continue avançando. 

Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo dois hospitais têm leitos exclusivos para atender os pacientes que contraíram a Covid-19. A primeira Unidade é o Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand, que conta com 14 leitos de enfermaria dos quais 06 encontram-se ocupados e 14 leitos de UTI, sendo que 11 deles estão ocupados.

A segunda Unidade é o Hospital Bom Jesus em Toledo, que conta com 08 leitos de enfermaria, dos quais 04 estão ocupados. No local ainda estão disponíveis 16 leitos de UTI, com 12 deles ocupados. A taxa total de ocupação na região da 20ª Regional de Saúde é de 45,45% nos leitos enfermaria e de 76,67% nos leitos de UTI. Essas informações foram obtidas até às 11h00 do dia 11 de junho.

A secretária de Saúde do município de Toledo, Denise Liell, destaca que a ocupação dos leitos, principalmente na UTI muda rapidamente. “A taxa de ocupação de leitos muda rapidamente e nos leitos de UTI ainda mais. No dia 10 todos os leitos de UTI do Bom Jesus estavam ocupados e no dia seguinte já tínhamos quatro vagas. Então isso é muito volátil e pode mudar tanto para bem, desocupando leitos, quanto para mal, elevando a taxa de ocupação. Isso só reforça a necessidade do isolamento social e da manutenção dos cuidados com a higiene”, ponderou a secretária.