Pouco antes das 7h da manhã deste sábado (8), cerca de dez pessoas aguardavam a abertura da Unidade Básica de Saúde do Guanabara em Londrina
As queixas e sintomas dos pacientes eram parecidos. Tosse, dores de garganta e cabeça e febre.
A conversão da UBS do Guanabara para atendimento exclusivo de síndromes respiratórias estava prevista para a segunda-feira.
No entanto, precisou ser antecipada porque muitas pessoas procuraram a UPA do Jardim Sabará e a UBS da Vila Casoni e as unidades ficaram sobrecarregadas.
O aumento do número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e o surto de gripe, causado pela variante H3N2, fez a prefeitura reforçar o atendimento nos últimos dias.
Com a UBS do Guanabara, Londrina passa a ter três unidade de referência para pacientes com sintomas respiratórios.
Na manhã deste sábado (8), o movimento foi tranquilo. Os usuários eram atendidos pelos servidores que realizavam uma pré-triagem na fila.
Depois eram encaminhados para a recepção onde aguardavam para passar por avaliação e consulta.
Parte dos pacientes procurou o local porque não conseguiu atendimento na UPA Sabará, por causa da demora.
Outros porque tiveram dificuldade em conseguir fazer o teste rápido em uma farmácia. Quem conseguiu fazer o teste e positivou foi até a unidade em busca de orientação médica.
A UBS do Guanabara vai funcionar de segunda à sexta, das 7h às 19h, mesmo horário da Unidade Básica de Saúde da Vila Casoni. A UPA do Jardim Sabará continua com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.