Seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrem neste feriado do dia de Tiradentes, quarta-feira (21), para Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Quem tiver agendamento deverá procurar a UBS do Jardim Tókio, do Santa Rita, do Parigot de Souza, do Itapoã, do Armindo Guazzi e do Centro. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. O agendamento é feito pela página da
Prefeitura.
Ao todo, cerca de 2400 pessoas devem ser imunizadas em um só dia. É preciso levar documento pessoal e de possível, Carteira de Vacinação.
Nesta primeira fase, a campanha está atendendo somente crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), por isso o agendamento deve ser feito apenas por este público.
A campanha está prevista para acontecer até o dia 9 de julho e os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Para esta primeira fase, o município de Londrina recebeu 18 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente: linhagem A H1N1 e H3N2 e linhagem B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para crianças que estejam recebendo pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.
Nesta primeira etapa, o município estima vacinar 36.112 crianças, 5.259 gestantes e 864 puérperas. Na sequência, a campanha se estenderá para os povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos e demais grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.