Ciência e saúde

UEL pode começar a fazer testes de coronavírus em duas semanas

01 abr 2020 às 20:46

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) poderá começar realização de testes para o coronavírus em até duas semanas. Atualmente, os resultados que apontam se os pacientes suspeitos foram ou não infectados demoram em torno de sete dias e a universidade promete diminuiu esse prazo para um pouco mais de 14 horas.

O laboratório realizaria no mínimo 200 testes por dia. Com isso, devem aumentar a frequência de boletins sobre a doença em nossa região. Segundo o vice-reitor da instituição, Décio Sabbatini Barbosa, a UEL aguarda agora o recebimento dos kits para a realização dos exames.

“Como já havia dito anteriormente, o laboratório de diagnostico molecular tem a condição técnica, aparelhos, expertise, pessoal capacitado e assim que nós recebemos os insumos imediatamente fazemos os testes”

Ele ainda ressaltou que os kits poderão ser adquiridos em uma parceria com a Prefeitura de Londrina ou quando o Governo do Estado enviá-los. Além disso, equipes do Hospital Universitário (HU) estão realizando cotação dos insumos. O prefeito Marcelo Belinati (PP) e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, já realizaram uma reunião com a universidade sobre o assunto.