Ciência e saúde

UEL realiza pesquisa com pessoas que perderam olfato após a Covid-19

31 mai 2022 às 20:24

A perda de olfato em pacientes que tiveram Covid-19 se tornou tema de uma pesquisa entre a Universidade Estadual de Londrina - UEL e outras nove universidades brasileiras. O objetivo é encontrar uma nova forma de tratamento.

Atualmente o tratamento utiliza um corticoide chamado Budesonida, que costuma ser indicado para quem tem rinite. Em Londrina, a pesquisa será realizada pelo estudante de medicina, Gabriel Suassuna e pelo professor de otorrinolaringologia, Marco Aurélio Fornazeri.

“É uma lavagem com soro, em alto volume e baixa pressão, com uma medicação, que lava todo o nariz e ajuda na regeneração do órgão do olfato, o epitélio olfatório. Junto com essa lavagem, também pode ser feito até em casa, o treinamento olfatório”, explica o otorrinolaringologista.

 A equipe está recrutando 120 voluntários em todo o País para realizar a pesquisa. Na região de Londrina, serão necessários 30.

“São pacientes entre 18 e 60 anos que tiveram Covid-19 e que por conta disso tiveram perda de olfato. Estamos chamando aqueles que tiveram Covid-19 no máximo há seis meses, mas que tiver perda de olfato por mais tempo, pode também mandar mensagem que encaminhamos para outras pesquisas que estamos fazendo”, comenta o estudante Gabriel Suassuna.

Os participantes terão os dados coletados e vão passar por uma avaliação médica para verificar qual é o grau de perda olfativa. Eles também vão receber um medicamento, que será utilizado por 60  dias e terão que fazer um treinamento.

“Teremos alguns fracos com diversos treinos e eles terão que fazer o treinamento, cheirando os fracos, duas vezes ao dia”, explica o estudante de medicina.

A perda do olfato e paladar é uma das principais queixas de quem foi infectado pela Covid-19.

“No Brasil se estima que pelo menos umas 350 mil pessoas mantenham algum grau de perda. Queremos ajuda-las a voltar a sentir cheiro”, ressalta o médico.

Para participar da pesquisa, é preciso entrar em contato pelo Whatsapp no número (43) 988638768.