A Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas Maria Anideje, em Cambé, que atende entre 100 e 200 pacientes por dia, e conta com aproximadamente 70 profissionais, vai mudar de endereço. O local, referência de atendimento à síndromes respiratórias e casos de Covid-19 será transferido para o prédio onde funcionará o novo Complexo de Saúde no Conjunto Habitacional Morumbi.
A UBS 24 horas Maria Anideje, que hoje está localizada no jardim Monte Castelo, no antigo Hospital Londrina, vinha sendo alvo de reclamações por conta das condições precárias que se encontrava. A Prefeitura conseguiu antecipar licitações e, desta forma, equipará o novo prédio nas próximas semanas, com a mudança prevista para março. Apenas o Centro de Especialidades Odontológicas de Cambé (Ceoc) continuará no prédio do antigo Hospital Londrina até o final do ano, data prevista para a conclusão de todo o novo complexo.
O novo local tem uma área de 520,27m², construído nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, com seis consultórios médicos, sala de inalação, de curativos, de vacinas, esterilização, expurgo, além das salas administrativas, recepção e banheiros.
O prefeito Conrado Scheller reforçou que a mudança era uma necessidade urgente. “Não poderíamos esperar a conclusão da construção do complexo para poder mudar toda a estrutura porque a situação do 24h está caótica. São muitos os problemas, não podemos fazer uma reforma significativa porque o prédio não é nosso e tem toda uma questão judicial envolvida nele. Conseguimos acelerar as licitações e vamos fazer a mudança em março, garantindo um local novo e seguro para nossos servidores e para a população que usa estes serviços”, explicou.
A UBS 24h é um Pronto Atendimento e também uma Unidade Básica de Saúde e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. “O 24h vai para uma estrutura própria, do município. É uma estrutura recém-construída, com um ambiente melhor e espaços mais adequados para atender melhor a população”, afirmou a diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Talita Maria Bengozi Gozi.
A enfermeira coordenadora da UBS 24h, Caroline Tolentino Sanches Rocha, comemorou a mudança de local. “Na estrutura atual temos algumas dificuldades. Com o novo local vamos ter um grande avanço, a qualidade do atendimento vai melhorar, principalmente em relação à acomodação dos pacientes e atendimento”, disse.