Ciência e saúde

Unidades de Saúde retomam atendimentos regulares em Londrina; veja quais são

16 mar 2022 às 10:39

Na próxima segunda-feira (21), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Eldorado, Chefe Newton e Alvorada retornam à rotina de atendimentos normais à população em Londrina. Estes foram pontos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a pandemia, para atender de forma exclusiva e temporária, casos relacionados à Covid-19 e síndromes respiratórias.

No dia 4 de março, a UBS Casoni também deve retornar ao atendimento normal. Nestes locais, os atendimentos seguem os horários das demais UBSs de Londrina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a redução da quantidade de pacientes com sintomas respiratórios, por conta do avanço da vacinação em Londrina, juntamente a outras medidas preventivas e de enfrentamento, é o principal fator que permitiu à Prefeitura remanejar novamente essas UBSs para os atendimentos normais.

Para atendimentos direcionados exclusivamente a casos respiratórios e Covid-19, permanece a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, maior referência desde o início da pandemia, que atende 24 horas por dia. De acordo com Machado, as salas externas no centro de testagem serão desativadas, mas a secretaria de Saúde manterá a tenda localizada na área externa.

No início da pandemia, a Prefeitura de Londrina disponibilizou sete pontos exclusivos para atender casos respiratórios. Quando houve aumento na demanda, outras duas unidades foram destinadas a suprir essa necessidade, chegando a nove locais disponíveis temporariamente à população.