Após voltarem a atender exclusivamente a demanda de casos respiratórios em Londrina, o Pronto Atendimento (PA) do Leonor (24 horas por dia) e as Unidades Básicas de Saúde da Vila Ricardo e do Guanabara (das 7h às 19h) devem retornar aos atendimentos regulares de urgência e emergência.
Em vista da diminuição dos índices relativos à pandemia no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, novamente, a desmobilização gradativa dessas unidades. Na quarta-feira (2), o PA do Leonor retoma os atendimentos regulares, já as UBSs retornam a partir de segunda-feira (7).
A decisão de desmobilizar gradualmente as unidades exclusivas é baseada em dados pormenorizados e avaliações técnicas realizadas pela Secretaria de Saúde. Assim, as UBSs da Vila Casoni e Chefe Newton, assim, como a UPA Sabará, que é a maior estrutura do município, permanecerão realizando os atendimentos de casos de síndromes respiratórias.
"Há algumas semanas começamos a perceber uma redução de casos. A partir da terceira, quarta semana que isso acontece, a gente já consegue afirmar que esse caminho é de uma consolidação. O momento epidemiológico nos leva a afirmar essa redução", afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.