Foi aberto, nesta terça-feira (27), o cadastramento de mulheres em período de pós-parto (puérperas) e as gestantes que apresentem comorbidades para receber a vacina contra o novo Coronavírus.
O preenchimento dos dados deve ser feito por quem tem idade entre 18 e 59 anos, que possua comorbidade elencada no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Entre as situações consideradas como comorbidades, estão: doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, câncer, obesidade mórbida (IMC≥40); síndrome de Down; e indivíduos imunossuprimidos (pacientes transplantados, com HIV positivo ou câncer).
Dentre os grupos com comorbidades, a vacinação será iniciada pelas pessoas que estão em tratamento de hemodiálise, que têm síndrome de Down, ou ainda que estão gestantes ou são puérperas (aquelas que tiveram filhos nos últimos 45 dias). Independentemente da idade desses indivíduos, eles serão os primeiros a receber a vacina contra o Coronavírus dentro do grupo das pessoas com comorbidades.
Na sequência, a vacinação passará a ser por idade, focada naqueles que tenham entre 55 e 59 anos, com comorbidades. Segundo o secretário de saúde, a expectativa é que a próxima remessa de vacinas, que deve chegar na segunda quinzena de maio, venha para finalizar a vacinação da população com mais de 60 anos. Se isso se confirmar, na sequência, as novas remessas de vacinas devem seguir para as pessoas com comorbidades.
(com N.Com)