Ciência e saúde

Vacina Pfizer chega a Londrina e precisa ser utilizada em cinco dias

18 mai 2021 às 18:29

Londrina recebeu o primeiro lote da vacina Pfizer na tarde desta terça-feira (18). Foram recebidas 5.850 doses do imunizante. A vacina é administrada em duas doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. 

As doses da Pfizer chegaram a Londrina em um processo de descongelamento e devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, a secretaria de saúde está acelerando o processo de imunização de pessoas acima de 50 anos com comorbidades que já realizaram o cadastramento no site da prefeitura. 

"Nós vamos dar continuidade na vacina das pessoas com comorbidades e retomar a vacinação da gestantes e puérperas com comorbidades. Essa vacina vem exclusivamente destinada a esse publico, garantiu o secretário de Saúde Felippe Machado.

Der acordo com Machado, 2.427 pessoas receberam autorização e devem realizar o agendamento imediatamente. "É muito importante que todos aqueles com mais de 50 anos com comorbidade e que realizaram o cadastramento, voltem ao site da prefeitura para ver o status de agendamento", explicou.

O agendamento da vacinação da Pfizer será exclusivamente no Centro de Imunização da Zona Norte. "Há algumas especificidades diferente das outras, e tem essa necessidade de ajuste para ser mais ágil e centralizado possível", disse Machado.