Ciência e saúde

Vacinação contra Covid-19 gera congestionamento; Prefeitura orienta população

13 fev 2021 às 09:12

A Prefeitura de Londrina realiza a primeira vacinação em drive-thru contra a Covid-19 neste sábado (13) no Parque Ney Braga. Das 9h às 18h, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fazem a aplicação das doses em idosos com 85 anos ou mais e profissionais de saúde com mais de 40 anos, todos previamente agendados pelo site da Prefeitura. 

Ao longo da manhã, uma longa fila de carros se formou até o viaduto com a PR-445. O período foi reservado para a imunização dos idosos. A secretaria de Saúde pede que a população não se antecipe e chegue no horário agendado para evitar congestionamentos.  

Fila para a vacinação drive-thru chegou até o viaduto com a PR-445 (Imagem: Prefeitura de Londrina)

Segundo o secretário de Saúde, Felipe Machado, cerca de 5,5 mil pessoas estão cadastradas e aptas a serem vacinadas. Mas a etapa seguinte, o agendamento, foi feito por aproximadamente 4 mil londrinenses. 

"A partir do momento que é gerado o QR Code quer dizer que você já está validado para se vacinar. Mas tem uma etapa seguinte que é importante, o agendamento. É necessário que se faça o agendamento porque a gente está buscando espaçar a chegada das pessoas de modo que não cause aglomeração".

Machado afirmou que funcionários da secretaria estão telefonando para quem não realizou o agendamento, a fim de que o máximo de pessoas consiga participar do evento de vacinação.  

A meta do Município é finalizar, na ação de sábado (13), a imunização dos idosos com mais de 85 anos. A ação conta com suporte da Secretaria da Guarda Municipal, CMTU, Sociedade Rural do Paraná (SRP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da Sanepar e voluntários. No total, entre organização e realização do evento, participam cerca de 200 pessoas.

(Colaboração: Luciane Miyazaki)