A vacinação contra a gripe foi ampliada, nesta segunda-feira (30), para público a partir de 50 anos em Londrina. A imunização é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 7h às 19h, sem precisar agendar o dia e horário para aplicação da dose.
Na fase anterior da campanha, a vacina já estava liberada para os idosos a partir de 60 anos, trabalhadores e profissionais de saúde. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a cobertura não chegou a 70%, quando a expectativa era de pelo menos 90% dos grupos prioritários.
"Infelizmente os grupos prioritários não tiveram a adesão esperada, então talvez essa campanha seja prorrogada insistindo nesse grupo. Por outro lado, a gente percebe a solicitação das demais pessoas para receberem a vacina da gripe, nesse sentido, a prefeitura inicia o acesso para população com mais de 50 anos. Gradativamente, nós vamos baixando as faixas etárias de acordo com nosso estoque", disse Machado.
O imunizante ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem H1N1, H3N2 Darwin e B/Victoria. Ela é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.
É importante ter em mãos um documento pessoal de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. O atendimento nessas UBSs será por ordem de chegada.