Ciência e saúde

Vacinação de crianças deve ser retomada nesta quinta em Primeiro de Maio

23 fev 2022 às 08:25

A vacinação de crianças contra Covid-19 deve ser retomada nesta quinta-feira (24), em Primeiro de Maio. A aplicação da dose pediátrica foi suspensa após a aplicação de dose pediátricas de CoronaVac em 37 crianças de 5 anos no dia 11 de fevereiro. A equipe que aplicou as doses foi afastada das funções e a vacinação será retomada quando uma nova equipe for formada.

O imunizante tem liberação da avisa para aplicação pediátrica, para a faixa etária de 6 anos a 11 anos de idade. Para esta faixa etária, apenas o imunizante da Pfizer está liberado.

"O caso é considerado como erro de imunização visto que este fabricante possui, neste momento, liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças com 6 anos ou mais. O município informou que abrirá processo administrativo para apurar a responsabilidade", informa nota da Sesa, enviada nesta terça-feira (22).

Segundo o informativo, a cidade de Primeiro de Maio foi notificada e monitora, junto com o Estado, qualquer possível reação adversa que as crianças possam apresentar no período de 30 dias. "Todos que receberam a dose pediátrica do Instituto Butantan estão bem e sem intercorrências", ressalta.

A secretária de Saúde do município já vacinou 434 crianças, entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19. Nenhuma apresentou reações importantes causadas pelo imunizante.