Máscara, luvas e muito álcool em gel. Todo cuidado é pouco quando se trata de coronavírus. Inclusive, todos que passam pela aduana paraguaia de ônibus particulares, com transporte coletivo internacional ou de carro são parados, assim como quem opta atravessar a Ponte Internacional da Amizade caminhando. Funcionários aduaneiros e soldados já encaminham as pessoas em direção a um local que a temperatura corporal é medida. Tudo é feito com muito cuidado.
Quem é parado aprova a ação e entende que todo cuidado é necessário neste momento.
Uma senhora estava em um dos ônibus que forma parados, ela precisou passar por uma análise mais detalhada, que é uma entrevista. A pessoa precisa responder se teve contato com alguém que veio de algum país da Europa ou se já viajou para algum país que está em estado de epidemia do covid 19, o coronavírus. Ela passou nessa fase e foi liberada. Apesar da situação preocupante hoje com a doença, ela não demonstra tanto receio com isso.
Essa ação de prevenção é por tempo indeterminado, já que o Paraguai, até o momento teve 5 casos de coronavírus confirmados e 18 suspeitas da doença. Cidade do leste, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, ainda não teve nenhum caso confirmado.
Colaboração: Júnior Rocha