Cotidiano

Aduana do Paraguai autoriza passagem de caminhões pequenos

17 jul 2020 às 09:03

Representantes do comércio e de instituições iguaçuenses receberam com otimismo a decisão da Aduana do Paraguai de permitir a retomada de pequenas importações de mercadorias com valor de até US$ 2,5 mil. Esse procedimento estava suspenso desde março, quando foram fechadas as fronteiras, devido à pandemia de covid-19.

A Resolução nº 727 foi publicada nessa quarta-feira, 15, devendo ser regulamentada. A medida vinha sendo defendida pelo Codefoz e Codeleste, que são os conselhos de desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, bem como, pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), entre outras instituições.

A decisão favorece o comércio internacional iguaçuense que opera com pequenos volumes de venda de mercadorias. Os principais beneficiados são os segmentos de materiais de construção, alimentos, autopeças, armarinhos e utensílios estabelecidos na Vila Portes e Jardim Jupira, além de outros setores exportadores de pequena quantidade.